Polêmica – Led Zepellin vs. Yes

Há algum tempo atrás, estava eu conversando com um amigo meu por telefone, e entramos em uma discussão polêmica que eu gostaria de colocar em dabate nesse blog.

Avaliando os integrantes das banda Led Zeppelin e Yes, qual grupo possuí os melhores instrumentistas e incluindo nesse meio os vocalistas.

Como na época, estava escutando bastante Yes, eu defendi a maioria do integrantes dessa banda. Porém, hoje um pouco mais lúcido, penso que a disputa é bastante acirrada.

Irei começar o debate, (na minha opinião) não há dúvidas, o tecladista do Yes, Rick Wakeman, é muito melhor que o John Paul Jones. Fora a disputa de tecladista, a de baixista também, sem dúvida, prefiro o do Yes, Chris Squire. Na minha opinião Jones é o ponto mais fraco do Led.

A partir de agora a disputa aperta. Escolher o melhor guitarrista é muito difícil, Steve Howe e Jimi Page ‘humilham’ na guitarra. Destacando suas qualidades, Howe toca violão clássico muito bem, e consegue incorporar isso em muitas músicas, além disso é de grande virtuosismo na guitarra. Considerado, assim como Page, um dos melhores guitarristas do mundo. Já Page, é muito ‘rock n’ roll’, suas composições junto com Plant são excelentes, e ele consegue tocar estilos variados sem grandes dificuldades. Não irei opinar sobre quem é melhor, porque esta disputa é muito quente, não quero defender ninguém.

Em termos de vocais, acho que Robert Plant é um pouco melhor que Anderson. Mas falar isso me dá um grande aperto no coração, então irei prosseguir com uma certa pressa (hahahha). Na bateria, a disputa também é muito ‘quente’. Boham é muito agressivo, estiloso, habilidoso, técnico, talvez um baterista ideal. Do outro lado, temos Brufford (da primeira formação, na minha opinião, o melhor que passou pelo Yes) que mistura Rock e Jazz com um extrema facilidade. Suas linhas de bateria são incrivelmente variadas e bem boladas. Porém em termos de ‘melhor’ instrumentista, acho que o trófeu fica com Bohan do Led, é claro que foi por muito pouco.

Como eu sou um grande fã das duas bandas, deu empate. hahahha. Nada melhor que um empate.

Para conferir algumas avaliações indico o site ‘digitaldreamdoor.com’ que é responsável por fazer alguns ranking’s em termos de música, segue abaixo alguns links do site:

http://digitaldreamdoor.com/pages/best_newguitar.html (melhores guitarristas do mundo do rock)

http://digitaldreamdoor.com/pages/best_keyboard.html (melhores tecladistas do rock)

http://digitaldreamdoor.com/pages/best_vocalists.html (melhores vocalistas masculinos)

http://digitaldreamdoor.com/pages/best_drummers.html (melhores bateristas)

http://digitaldreamdoor.com/pages/best_bassguitar.html (melhores baixistas)

A disputa de Yes vs. Led, de acordo com o site, ficou 2×3 para o Led. Eleitos do Yes (Rick Wakeman, Chris Squire) e do Led (Robert Plant, Boham, Page).

É, talvez o meu amigo estava certo, quando defendeu o Led Zep. Abraços para ele.

20 Respostas to “Polêmica – Led Zepellin vs. Yes”

  1. Preto Says:

    Eu concordo cum tudo que u cidão flo… Realmente não dá pra apontar a melhor banda… é uma mera questão de preferencias… eu particulrmente prefiro Led, mas Yes, sem duvidas, tbm é uma grande banda… Agora instrumentalmente flanu, cido seu feio, acho que dá pra flar que Yes é melhor sim vei… pelo mesnos é incontestável que em termos de arranjos e tal… yes é mais bem elaborado… mas num é só isso que conta numa banda… Yes, PRA MIM, é um pouco forçado… pra mim são algumas musicas específicas deles, que sairam por pura espontaneidade… mas isso é uma opinião… e como postergardo nas inexoráveis palavras do brilhante academico e jurista brasileiro Pedro de Freitas… “não há margem para quaisquer tipos de juízo alheio nos arcabouços da mente de um homem tendencioso”… reagge nigths para todos!

  2. mumuboemio Says:

    …acho q eh dificil flar que yes possuem melhores instrumentista que o led. Boham, Plant e Pant são fantásticos. Ah..minha opinião está no post…empate..hahaha. Acho que Brufford perde para Boham, e Anderson perde por 0,5 ponto (hahahha) para Plant

  3. Preto Says:

    quem seria “Pant”!? Estaríamos, aqui, revelando o quinto integrante do Led Zeppelin!?
    o boham toca muito mesmo… mas num sei… acho que em questão de técnica e até mesmo virtuosidade, Brufford leva vantagem… o que de forma alguma o torna melhor baterista. Nos vocais a disputa se torna ainda mais acirrada… O que, talvez, eu tenha quisto dizer é que Yes possui esforço, estudo e dedicação.. Led Zeppelin possui talento, por ventura, naum aproveitado ao máximo… É uma opinião deverasmente polemica, e portanto não merecedora do adjetivo “correta”. É apenas uma impressão, que eu tenho…
    Talvez Boham nem mesmo tenha tido tempo para desnvolver toda sua técnica em seu breve, porém intenso, período de vida… pois como já dizia o não menos intenso escritor brasileiro : “O homem nasceu para aprender; aprender, tanto quanto a vida lhe permita”. Guimarães Rosa
    Reagge nights!

  4. mumuboemio Says:

    hahhaha….Pant foi osso msm..queria flar Page.
    Quanto ao seu comentério Preto, concordo que Led Zep tenha talento, e com certeza muito. Na minha opinião, eles souberam aproveitar muito e muitooo. Com certeza Page não se tornou o guitarrista que é por apenas talento. Ele estudou muito e tocou com mtos caras bons de verdade, como Clapton e Jeff Beck. Quanto a Boham, ele é um excelente baterista.Prefiro ele a Brufford. Boham é muito criativo. Porém não concordo no ponto que vc diz q ele não teve tempo de desenvolver sua técnica. Led lançou mais de 9 discos, em mais de 10 anos de carreira, todos eles com Boham, tempo ele teve de sobra. Não acredito que ele evoluiria muito se vivesse mais 10 anos, pois não se percebe uma evolução grande do baterista do led nos tempos de carreira. Quanto ao Yes, na minha opinião, eles tem muiiiiiiiiiito talento tb. E muito estudo. Penso, que é uma questão de foco, Yes pensou em fazer músicas mais elaboradas, complexas e pretenciosas. Enquanto Led pretendia fazer músicas boas (que por sinal muitooo boas). Poucas variações de estilos são perceptíveis no Led, com exceção do disco ‘The House of The Holy’.

  5. Preto Says:

    estou de pleno acordo meu caro cido… que jimi page é cabuloso e q estudou muito, isso é inegável… mas acho que ele não deu tanta raça quando Anderson… tendeu? quanto ao negocio do tempo que Boham teve… isso eu flei mais para poder introduzir o provérbio do dia… ahuahuauahuhauhua mas não concordo quando vc fla que ele talvea não evoluísse tanto mais… acho que Jimi Page, por exemplo, é hoje muito melhor guitarrista do q em seus anos de Led… agente só não tem como perceber isso de forma tão clara como tinhamos na época em que a banda ainda existia. E como eu disse.. essa discussão é ousso.. pq nossos argumentos nãosão fatos, e sim impressôes em demasiado subjetivas… mas to achanu muito doido…

  6. Preto Says:

    aaaaa… e eu concordo com a parada que vc flo de que cada banda teve objetivos diferentes…

  7. Bruno Ribeiro Abreu Says:

    quanto a qualidade dos instrumentistas nao sei muito, mas prefiro o som do Yes mil vezes.

  8. mumuboemio Says:

    Concordo preto, acho que Page hj deve ser um guitarrista melhor do que era na época de Led, isso se ele continuou tocando guitarra, como nos velhos tempo…hahaha.
    Concordo também, quando vc diz q nos temos apenas impressões…isso é verdade.

  9. Arthur Says:

    É dificílimo dezer qual banda é melhor. Em termos de progressivo o Yes é um dos maiores arquétipos. O Led ficou rotulado como um modelo do hard-rock ou “heavy metal”, (conceito surgido nos anos 80). Porém o Led compos peças musicais altamente progressivas como: No Quarter, Kashmir,
    In the light, Midnight Flight, Carrouselambra, nessas músicas John Paul Jones mostra seu potencial como tecladista. Não acredito que se chegue à alguma conclusão objetiva comparando as habilidades dos músicos do Led com os do Yes. Acho JP jones um músico excepcional, é como o “lado progressivo do Led.

  10. iveresty Says:

    led boa banda.

    YES IMCOMPARAVEL.

  11. ADSON THEODORO Says:

    Mas é claro que prefiro a banda LED ZEPELLIN, é facil percerber pelo conjunto da obra, LED deixou muita coisa boa, invlusive Robert Plant foi conseiderado o melhor vocal do mundo, mas nunca podemos retirar a exelente qualidade musical do YES, que tambem foi fantástico.

  12. Flavyo Says:

    Robert “Pant” > Jon Anderson
    Jimmy Page = Steve Howe
    John Paul Jones (teclados) < Rick Wakeman
    John Paul Jones (baixo) = Chris Squire
    Boham << Bill Bruford

  13. Flavyo Says:

    Albuns:

    Led Zepellin I = Yes I
    Led Zepellin II >> Time and a Word
    Led Zepellin III ou = Fragile
    Houses of the Holy = Close to the Edge
    Physical Graffiti > Tales from Topographic Oceans
    Presence < Relayer
    In Through the out Door = Going for the One

  14. Flavyo Says:

    Led Zeppelin IV (Four Symbols) > The Yes Album

  15. Fernando Says:

    Eu não tenho nada a ver com isso, entrei nesse blog por acaso.
    Estou deixando esse comentário sem ter lido tudo, mas o início da defesa me indignou.
    O que foi dito do John Paul Jones não é nada menos que absurdo! O cara é a alma do Led Zeppelin apesar de poucos saberem. Além de baixista incrível, o cara foi um excelente tecladista e antes de tudo isto, o cara é maestro.
    Obviamente comparar alguém com o Rick Wakeman é perigoso. O cara é o monstro.
    Mas por favor,procurem saber mais antes de falar. O John Paul Jones tem uma carreira solo brilhante.

  16. PATRICK Says:

    eu acho ke comparar yes com led nao é mto favoravel pois sao mto bons nao sei dizer quem é melhor mas o yes leva uma certa vantagem por ter um tecladista foda e led nao tem tecladista apesar do p. jones tocar mto bem mas nao é comparavel a Rick Wakeman seria mais facil comparar yes com pink floyd e led zeppelin com black sabbath

  17. Claudio Says:

    Dizendo diretamente, para mim Led Zeppelin é muito melhor como banda, como história, como contribuição, como importância, etc. O que não quer dizer que o Yes seja menos; creio apenas que, comparar uma banda pesada (a maior da história), como o Led, e outra de Prog como o Yes, é querer comparar um carro com um ônibus, se é que vc me entende. Ambos são meios de transporte, mas têm origens, fins e abordagens diferentes, como já disseram acima. Quanto aos instrumentistas de ambas as bandas, aí sim, pode haver alguma disputa: Para mim dá Led, com certeza. JPJ é um dos maiores músicos da história do rock, e o fato de não fazer frases complicadas no teclado não quer dizer que não seja um virtuose; então coloco a pergunta: Rick Wakeman toca bandolin, mandolin, baixo, etc??? Huahsuahsu, brincadeira, só pra jogar lenha na fogueira.

    Abraços a todos

  18. acacio Says:

    Eu sou Zeppelin,mas o Yes tambem é uma super banda..

  19. Marco Henrique Says:

    Eu curto muito as duas bandas mas com certeza nem uma se iguala ao Led Zeppelin, um exemplo disso é de seus tempos de fama, os zeppelins foram os melhores na década de 70 sem contar que foram os que mais venderam albums nos EUA perdendo somente para os Beatles e em seus grandes tempos de fama foram consagrados a ”maior banda de rock de todos os tempos” destronando os Beatles, mas não estou dizendo que Yes fica muito a baixo que Led, pelo contrário curto muito tbm eles, sua performace em palco é muito boa. Pesquisem e tirem suas dúvidas.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: